domingo, 26 de junho de 2011

Aquicultura de Delta: A Carcinicultara em um Ambiente de Sedimentação

A atividade da carcinicultura se instalou na região, inicialmente,pelo litoral piauiense, concomitantemente à Política Nacional de Meio Ambiente(PNMA), no início dos anos 80.Entretanto, o processo de licenciamento se iniciou a partir de 1987, com a criação da Secretaria do Meio Ambiente no Estado do Piauí(SEMAR).

Tendo em vista a falta de informações sobre as condições de sustentabilidade da atividade da carcinicultura realizou-se um estudo de caso na APA do Delta do Parnaíba visando identificar os principais entraves, tendo como foco avaliar o licenciamento ambiental.Desse modo tanques com estocagem de águas salinas próximas ao mangue residindo na região de conservação,foram construídos visando a exploração do grande recurso alimentício e econômico do mangue próximo ao delta,estando sobre constante monitoramente da APA.

De 2005 a 2009 houve a ocupação de 35 371,87 hectares de mangue em prol da produção de camarões, o que corresponde a 2,2% do total do ecossistema sendo 2 717,85 hectares ocupados exclusivamente por tanques. Representando um aumento expressivo no desmato de mangue, revelando que apesar do monitoramento do órgão de preservação APA a degradação do bioma bem ocorrendo. O que leva a uma necessidade de intensificação do monitoramente por parte da instituição.

fonte:
ARARIPE,H.G.A;LOPES,B.L,BASTOS,M.E.G.A.ASPECTOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CARCINICULTURA NA APA DO DELTA DO PARNAÍBA
MESQUITA,F.B;BARRETO,R.  Monitoramento da atividade de carcinicultura nas áreas de manguezal da APA Delta do Parnaíba, entre 2005 e 2009. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil.30 de abril a 05 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário