segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ecossistemas do Delta

O delta apresenta uma fauna diversificada e abundante. Com ecossistemas distintos como : dunas, praias, iguarapés, rios e mangues. Os manguezais servem de "berço" para vários animais, além de abrigarem espécies importantes para o equilíbrio ecológico da região e ainda são ambientes de alimentação e abrigo para espécies em extinção, como o peixe-boi e o guará-vermelho.

A vegetação da região é densa e exuberante, principalmente no conjunto de ilhas. As pricipais são o mangue vermelho e o branco. Estas são muito importantes pois suas raízes altas,  emaranhadas e retorcidas agem contra as forças erosivas.

As dunas  podem ser encontradas como móveis, em processo de fixação e fixas. Além disso, apresentam uma rica vegetação arbustiva e rasteira(responsável pela fixação das dunas), essas adaptadas ao ambiente salino e ao movimento de grãos de areia.

O ambiente deltáico é de grande importância para as espécies nativas e por isso há ações de projetos como o Projeto Peixe-Boi do IBAMA, que são importantes pois ajudam a preservar e conscientizar das comunidades sobre a importância desse ecossistema ser mantido “saudável”. Com tudo, esse ambiente apesar de frágil, se bem cuidado e explorado de maneira sustentável pode ajudar no desenvolvimento das populações locais.

fonte: http://www.pi.gov.br/materia.php?id=17408
http://www.ilhadocaju.com.br/novadelta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário