segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projetos de Relevância

Os Projetos executivos do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA), IBAMA e Fundação Mamíferos Aquáticos, no município de Cajueiro da Praia, fazem parte de uma estrutura com unidades instaladas no litoral do nordeste, nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Piauí. No litoral piauiense encontra-se uma considerável população de peixes-boi-marinhos, população esta que foi o principal argumento para a criação da APA do delta do Parnaíba, no município de Cajueiro da Praia. Também é possível encontrar Tartarugas-marinhas, cavalos-marinhos, golfinhos, botos e baleias habitando esses litorais.

CMA:
O Centro Mamíferos Aquáticos foi criado pelo IBAMA e trabalha em prol dos mamíferos aquáticos e de seus habitats. O CMA coordena, executa e promove estudos, projetos e programas de pesquisa e conservação destes animais.

IBAMA:
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais.

FMA:
A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação dos mamíferos aquáticos e de seus habitats, visando o equilíbrio ambiental.

Projeto Cetáceos do Maranhão (PROCEMA):
Juntamente com o Instituto Ilha do Caju Eco-desenvolvimento e Pesquisa (ICEP), realiza monitoramentos regulares ao longo da costa maranhense e piauiense, registrando e informando pescadores e comunidades ribeirinhas sobre a importância de preservar não só os cetáceos mas todo o ecossistema que engloba a região, tais como restingas, estuários, manguezais e sua fauna acompanhante.

INSTITUTO ILHA DO CAJÚ Eco-desenvolvimento e pesquisa:
O Instituto Ilha do Caju Eco-Desenvolvimento e Pesquisa (ICEP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter educativo, técnico-científico e cultural, comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a preservação ambiental da Ilha do Caju e do seu entorno, no Delta do Rio Parnaíba, bem como em outras regiões, por meio de iniciativas e ações que envolvam a comunidade, os setores técnico-científico, ambiental, educacional, público e privado.

Projeto Peixe-boi:
O Projeto Peixe-Boi foi criado em 1980 pelo Governo Federal, numa tentativa de fazer uma avaliação da situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no Brasil. Em 1990, o Projeto recebeu o status de Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios, uma unidade descentralizada do IBAMA.  O Projeto Peixe-Boi resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia.

Projeto Tartarugas do Delta:
 O Projeto Tartarugas do Delta assume o compromisso de realizar ações de conservação de tartarugas marinhas na região da APA Delta do Parnaíba, em particular no litoral do Piauí, através do monitoramento de praia e ações de educação ambiental.


fonte:
http://www.projetopeixe-boi.com.br/entidade/entid_cma.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Brasileiro_do_Meio_Ambiente_e_dos_Recursos_Naturais_Renov%C3%A1veis
http://www.mamiferosaquaticos.org.br/index.html
http://www.agenciaqi.com.br/tartarugas/fim-de-semana-marcado-por-nascimento-de-tartarugas-no-litoral/
http://www.projetopeixe-boi.com.br/projeto/projeto_histo.htm
http://www.ilhadocaju.com.br/ONG/quemsomosicep.htm
http://www.procema.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário