domingo, 26 de junho de 2011

O Turismo e Seus Impactos

Há muito tempo o turismo foi considerada uma atividade não impactante ao meio ambiente, por dotar uma falsa imagem de um meio econômico não produtivo e, portanto não degradante, a título de comparação ao meio industrial.No entanto o turismo detêm os atributos estruturais de um setor industrial por transformar atrativos potenciais, que é matéria-prima do turismo, em produtos compostos por uma infra-estrutura básica e de apoio e só se diferencia pelo fato de não liberar na atmosfera grande quantidade de gases tóxicos .

As degradações provocadas pela atividade turística, principalmente em áreas costeiras, são frutos de uma atividade sem planejamento ou negligência por parte de empreendedores que visam potencializar o lucro de suas atividades. O Delta do Parnaíba apresenta uma série de impactos gerados por esta atividade econômica tais como: lixo; esgotos provenientes das instalações destinadas ao turismo como os hotéis, áreas de lazer; cultura de desagregação; falta de participação do setor privado e da sociedade civil; crescimento e implantação de infra-estruturas necessárias para o desenvolvimento da atividade como:aumento dos transportes aéreos, rodoviários, ou ferroviários e perda da biodiversidade .Sem contar com o prejuízo visual e sonoro gerados por esses processos.

A solução óbvia para se manter a rentável e dependente atividade turística da região de Parnaíba está no uso sustentável dessa atividade econômica, desse modo, como uma das opções crescentes no ramo, temos o ecoturismo.

O ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.Dessa modo projetos de filiação de comunidades locais como os moradores de Canárias e consórcios turísticos são criados na busca de uma preservação eficaz de uma beleza natural única no mundo.     

fonte:
Santiago,C;Oliveira,G.A;Nunes,V.R;Moura Fé,M.A.B;Neto,A.F.C;Moura,L.S. Desenvolvimento do turismo e seus impactos na     APA do delta do parnaiba
Mattos,F.F;Irving,M.A.Delta do Parnaíba nos rumos do ecoturismo: um olhar a partir da comunidade local. Caderno Virtual de Turismo  Vol. 3, N° 4 (2003)


Nenhum comentário:

Postar um comentário