O Delta

A formação do delta do Parnaíba é um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam as seguintes barras: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam e desaguam em mar aberto (Delta Oceânico), formando um grandioso santuário ecológico. Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos de lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece. A região do delta do Rio Parnaíba cobre 2.700 km² de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65%, ao Estado do Maranhão. É hoje o maior produtor de caranguejos do país, e as suas belezas naturais têm atraído turistas do mundo inteiro.

O delta do rio Parnaíba começa onde o rio se divide e onde se situa o ponto mais alto, que fica na ponta noroeste da ilha Tucuns da Mariquita, onde a corrente do rio se bifurca para formar os dois braços do Igaraçu e do Santa Rosa. Desta bifurcação, que se subdivide em inúmeros braços e igarapés, saem os principais canais do rio, que vão, entremeados a inúmeras ilhas, terminar no oceano. A extensão do Santa Rosa é de 90 quilômetros, do Canárias é de 28 quilômetros, e do Igaraçu de 32 quilômetros. O Santa Rosa fica no Maranhão; o Canárias separa os dois estados (Piauí e Maranhão) e o Igaraçu situa-se no Piauí, separando a Ilha Grande de Santa Isabel do continente.

A variação climática é pequena enquadrando o tropical megatérmico, muito quente e sub-úmido. Precipitações pluviométricas entre 1.400 a 1.700 milímetros anuais, com duas estações muito bem definidas: uma chuvosa e outra seca. A temperatura média anual fica em torno de 26 graus centígrados. A velocidade dos ventos da região alcança 6 a 8 metros/segundo, ou 18 a 30 nós, energia (eólica) ainda inaproveitada e ecologicamente limpa.

A área do delta é protegida pela Constituição Federal no artigo 20, que define os terrenos da marinha e as terra em continuidades às praias, como sendobens da união, no artigo 225, parágrafo 1, que proibia alteração e supressão dos manguezais po atos de particulares ou do Poder Público pelo Decreto 4.771, de 15/09/65, do Código Florestal; pela Lei 6.938/81, que transforma em reserva, ou estação ecológica as florestas e demais formas de vegetação relacionadas no art. 2 da Lei 4,771.

Mapa Delta do Parnaíba






fonte: PIRES, P; A dimenção conceitual do ecoturismo; 1998
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Parna%C3%ADba
         http://rotadasemocoes.blogspot.com/